Educação em direitos humanos
1. TEMA
Violência nas escolas
2. PROBLEMA Nos dias atuais, a violência na escola é um assunto que preocupa bastante os educadores e a própria comunidade, através de pesquisa feita, estudos mostram que a violência é um problema que vem adentrado as escolas, mais existem também projetos já desenvolvidos para que o problema diminua e que possibilitem maior tranqüilidade à comunidade escolar. Nos últimos anos, os jornais, as revistas, a televisão e os meios de comunicação de maneira geral têm dado destaque à violência escolar, que longe de tranqüilizar, passou a ocupar a atenção das mais variadas esferas da sociedade e a preocupar as autoridades governamentais.
Nesse sentido, questiona-se: Qual o papel da educação e da escola diante de uma sociedade com características violentas cujos reflexos podem ser sentidos inclusive no ambiente escolar?
A escola deve organizar-se de forma preventiva em relação á violência que pode ser manifestada no espaço educacional e nas relações interpessoais. A escola é um local de socialização, educar é formar pessoas com consciência e conhecimento em seus valores e na sua capacidade de compreender tudo que estiver ao seu alcance.
È através de uma consciência limpa que vamos procurar melhorar o quadro explosivo de violência dentro das escolas, infelizmente a violência tem tomado uma proporção muito grande no ambiente escolar, manifestando-se de varias formas, seja ela pela agressão física, pela agressão verbal, depredação contra o patrimônio publico, dentre outros.
3. HIPÓTESE
Para enfrentar o cenário de violência escolar, a escola deve atuar de forma preventiva, buscando construir uma cultura de paz e de valores que favoreçam o desenvolvimento humano e solidário entre os alunos. A violência sempre esteve presente na história da humanidade, entretanto atualmente os atos de violência revestem-se de novas formas, e ela tinge, de uma maneira ou de outra, todas as pessoas, independente de