Determinação de viscosidade
Discentes: Jefferson Lucas Rodrigo Paulino
Disciplina: Físico Química
Ano/Semestre: 2º Ano – 4º Semestre
Docente: Ademirval
Londrina – 2008
Resumo
Este experimento foi realizado com o objetivo de observar a densidade de um líquido viscoso (óleo), com uma esfera de cor verde calculando sua massa e seu tempo percorrido com o auxílio de uma proveta e um cronômetro.
Introdução
A viscosidade de um líquido mede a resistência interna oferecida ao movimento relativo das diferentes partes desse líquido (resistência ao fluxo).
Conhecer e controlar essa propriedade são muito importante na formulação e preparação de emulsões, cremes, géis, soluções e etc.
A viscosidade é chamada de newtoniana quando a tensão de cisalhamento, ou seja, a força por unidade de área, aplicada paralelamente a direção do fluxo, necessária para iniciar o fluxo de uma camada molecular for proporcional ao gradiente de velocidade entre as camadas.
A unidade de viscosidade é o poise, definido como a força de cisalhamento requerida para produzir uma velocidade entre dois planos moleculares paralelos, na pratica é comum o uso de centipoise.
O coeficiente de viscosidade de um líquido pode ser determinado através da velocidade de vazão do fluído por um tubo capilar.
O efeito da temperatura sobre o coeficiente de viscosidade de um fluido difere notadamente segundo o estado físico (líquido ou gás). Nos gases, a viscosidade aumenta com a temperatura, mas nos líquidos diminui marcadamente com a elevação da temperatura enquanto que a fluidez aumenta.
Materiais ▪ Proveta de 1000mL ▪ Proveta de 10 ou 25mL ▪ Esfera de plástico ▪ Líquido a ser determinado a viscosidade ▪ Termometro 0 – 100°C ▪ Balança analítica ▪ Régua ▪ Cronômetro ▪