DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE FLUIDOS
CAMPUS CAMPO MOURÃO
GILBERTO HENRIQUE SANTOS
PAULA PRISCILA FLERIA FAVARO
DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE FLUIDOS
CAMPO MOURÃO
2014
1. INTRODUÇÃO
Realizou-se o experimento com a ideia de se determinar a viscosidade dos fluidos em questão. A viscosidade pode ser definida como a resistência oferecida pelo líquido quando uma camada move-se em relação a uma camada inferior.
A viscosidade é sempre colocada como a principal característica de um fluido lubrificante, pois ela está ligada diretamente com a capacidade do fluido conseguir suportar cargas.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Viscosidade
A viscosidade de um líquido mede a resistência interna oferecida ao movimento relativo de diferentes partes desse líquido. Em um fluxo laminar diferentes “lâminas” do líquido movem-se com diferentes velocidades. A viscosidade mede a resistência de um líquido em fluir (escoar) e não está diretamente relacionada com a densidade do líquido, que é a relação massa/volume.
2.2 Viscosidade dinâmica e cinemática
Pela Lei de Newton da viscosidade pode-se definir:
Onde a constante é a viscosidade absoluta ou viscosidade dinâmica. O cociente é chamado tensão de cisalhamento e é igual a τ = F/A. Esta formula mostra a variação do módulo da velocidade das camadas de fluido com a distância à placa parada (para fluidos newtonianos) . Já a viscosidade cinemática (ν) é a viscosidade dinâmica dividida pela densidade do fluido (ρ).
2.3 Unidade SI de viscosidade
A viscosidade dinâmica tem dimensão de pressão x segundo. Por isso, no sistema SI, a unidade da viscosidade dinâmica é N.s/m2 ou Pa.s.
A viscosidade cinemática tem dimensão área por segundo. Por isso, no sistema SI, a unidade da viscosidade cinemática é m2/s.
2.4 Viscosímetros
Viscosímetros são instrumentos utilizados para medir a viscosidade (de líquidos). Eles podem ser classificados em dois grupos: