Educação do contabilista
CURSO ELABORAÇÃO DE CONTRATOS MERCANTIS (
Autor: PORTAL TRIBUTÁRIO( EDITORA www.portaltributario.com.br
Download GRATUITO em www.portaltributario.com.br/contabilista
INTRODUÇÃO
A Constituição brasileira adota a livre iniciativa (art. 170) para a ordem econômica, gerando com isso a liberdade de contratar.
Toda liberdade tem como limites a ordem pública e os bons costumes. É para conhecer estes limites que tentamos, neste curso, orientar aqueles que tem a responsabilidade de efetuar a formalização escrita dos contratos, para que se pautem nos princípios da justiça, equidade e legalidade.
Naturalmente, só a prática contínua e o constante estudo permitira o aprimoramento desta técnica, a de “escrever contratos”.
No início, poderá parecer um tanto trabalhoso, mas, com o constante praticar, você poderá se sair muito bem e redigir seus próprios contratos com desenvoltura.
Na primeira lição, será necessário estudar alguns aspectos teóricos. Isto facilitará nossa compreensão sobre a parte prática, e nos dará noções que nortearão a redação equilibrada e responsável de contratos.
Desejamos a você um ótimo aproveitamento!
MÓDULO 1 – ASPECTOS TEÓRICOS
O QUE É UM CONTRATO?
Através do contrato, duas ou mais pessoas expressam sua vontade sobre determinado objeto, defendendo seus interesses, criando direitos e assumindo obrigações.
Satisfazem assim suas necessidades, no constante movimento e interação de atos que é a vida social.
CONTRATOS ESCRITOS OU VERBAIS?
Para maior segurança jurídica entre as partes, recomenda-se que todos os contratos que envolvam direitos e obrigações recíprocas sejam estabelecidos por escrito. Alguns exemplos de utilização de contratos escritos:
1) Os que envolvam valores superiores a 10 salários mínimos 2) Contratos de compra e venda de imóveis 3) Termos de confissão de dívida 4) Contratos com normas definidas em lei, como fiança, alienação