Educação de povos indigenas
Curso: Pedagogia
Professor: DarleiAluna(as): Layse do Nascimento; Nadja; Ueslândia Silva
A Educação de Adultos e os Povos Indígenas no Brasil
Práticas Educacionais dos Povos Indígenas no Brasil
O objetivo deste relatório é apresentar uma visão geral da situação da educação de adultos para os povos indígenas no Brasil. Está fundamentado um ema pesquisa significativa, talvez até mesmo exaustiva, de projetos disponíveis sobre esse tema.
A ideia de que esses povos têm direitos específicos diferenciados do resto da população, está declarado na constituição Brasileira em vigor (promulgada em 1988), e é fruto da mobilização de povos e seus aliados na sociedade civil.
Com a saúde pública, que também se apoia nos direitos assegurados por essa constituição, vem ocorrendo processo semelhante: os serviços de saúde pública no Brasil têm se mobilizado mais intensamente para proporcionar atenção integral de saúde aos indígenas. Consequentemente, os projetos de capacitação de agentes indígenas de saúde são atualmente mais frequentes e respondem por uma parcela importante da educação. No que diz respeito educação e a saúde, as atividades de universidades, igrejas, organizações e ONGs que cumprem o compromisso de respeitar os direitos dos índios no aspecto da especificidade e autonomia das suas identidades, culturas e políticas têm sido determinantes em todo o processo.
A pesquisa no Brasil
A informação foi coletada em três etapas. A primeira consistiu na consulta aos arquivos dos principais órgãos do governo federal e de algumas das maiores e mais importantes instituições não-governamentais envolvidas nesse campo no Brasil. Em seguida, buscamos identificar e localizar não somente organizações indígenas, mas também qualquer grupo que abrace a causa indígena, ou que trabalhe em prol da educação de jovens e adultos em geral, que pudesse estar trabalhando com povos indígenas. A terceira etapa incumbiu-se de contatar tanto as 250 organizações