Educação de Jovens e Adultos
SUELI GOMES SALINO DE CARVALHO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
PALOTINA – PR
2014
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como objetivo abordar os assuntos sobre a educação e jovens adultos (EJA), traçar o percurso histórico, desde os primórdios até os dias atuais. Falando também das leis que regem essa educação, se orientando pela LDB e as Bases da Educação Nacional para Jovens e Adultos. Diante de esses dois assuntos discorrer sobre a formação adequada que os professores necessitam para exercer seu trabalho da melhor maneira possível e perceber a diferença entre o EJA e a educação regular.
Histórico do EJA Desde os primórdios da educação brasileira, ela era voltada para o ensino de crianças. Mas com a chegada dos Jesuítas, os indígenas adultos passaram pela catequização e foram submetidos a intensa ação educacional. Com a saída dos jesuítas do Brasil em 1759, a educação dos adultos ficou sob a responsabilidade do Império a organização e emprego da educação. Assim a educação foi direcionada apenas para a elite.
Na década de 40, que o Brasil tinha 72% de analfabetismo. E assim começou uma grande mobilização para exterminar este mal. Em 1915 foi criada a Liga Brasileira contra o Analfabetismo. O objetivo da liga foi alfabetizar todos os analfabetos adultos possíveis, pois era necessário para que contribuísse para o desenvolvimento do país.
Em 1934, foi criado o Plano Nacional de educação que previa o ensino primário integral obrigatório e gratuito estendido às pessoas adultas. Esse foi o primeiro plano na história da educação, pois previa um tratamento especifico para esse tipo de educação.
Em 1938 foi criado o INEP(Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos) e a partir de suas pesquisas e estudos, foi fundado em 1942 o Fundo Nacional do Ensino Primário com o objetivo de realizar programas que ampliasse e incluísse o Ensino Supletivo para adolescente e adultos. Mas