Educação de jovens e adultos
EJA – EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS.
A educação voltada para jovens, adultos e idosos, que se encontram em atividade, como trabalhadores. Destinada àqueles que não tiveram acesso ao ensino fundamental e ao médio na idade própria.
Pensar e agir é uma marca de todos nós, seres humanos. Afinal, foi pensando e agindo que chegamos ao nosso complexo mundo de hoje. Durante toda nossa história, mulheres e homens criaram, aprenderam e transformaram o mundo tendo em mente alcançar determinados sonhos ou resultados.
Algumas vezes, agiram sem ter clareza do lugar onde queriam chegar. Foram, simplesmente, fazendo e constatando o feito. Outras vezes, agiram de modo planejado, estabeleceram objetivos e buscaram alcançá-los intencionalmente. Planejar é a atividade em que se projetam fins e se estabelecem os meios para chegar até eles.
Planejar implica fazer escolhas. E, para bem fazê-las é preciso conhecer a realidade para poder determinar onde chegar e de que forma ir até lá. Mas, antes de planejar é necessário descobrir onde estamos, para estabelecer as bases que garantirão a construção do planejamento. Esta prática que precede o planejamento é a avaliação. Neste sentido, avaliação e planejamento caminham juntos.
Na escola não é diferente. Avaliação e planejamento se unem à prática pedagógica numa relação contínua. O professor avalia para planejar, planeja para atuar junto aos alunos, para voltar a avaliar, novamente planejar, novamente atuar.
A avaliação de desempenho do aluno é feita ao longo do semestre, de modo contínuo e processual, buscando verificar as habilidades que o aluno adquiriu ou aperfeiçoou durante esse período. A apuração do rendimento escolar leva em conta a frequência mínima do aluno às aulas e os seus resultados nas avaliações.
Durante o processo são realizadas avaliações que indicarão o estágio em que se encontra o aluno frente aquilo que foi ensinado, permitindo, assim, correções de percurso quando necessário. Ao