Educação de jovens e adultos
Maria Júlia Silva Duarte
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
RESUMO:
Diante da problemática da educação de jovens e adultos é que surgiu o interesse de redigir este artigo que tem como objetivo, ampliar os conhecimentos sobre esta temática e despertar nos educadores e educando a atenção para as mudanças necessárias na estrutura pedagógica e na metodologia aplicada à EJA. Cabe-nos lembrar que são várias as causas que levam o individuo a abandonar a escola no ensino regular, tornando-o, analfabeto: o trabalho, a migração, o desinteresse, a falta de incentivo de alguns pais e o descaso político e social do Estado para com a educação são algumas das causas que provocam o analfabetismo. A estrutura deste trabalho se solidificou com suas referencias e o próprio conteúdo dentro da perspectiva de uma metodologia prática com ação esclarecedora sobre a educação de jovens e adultos. Necessário se faz, mostrar por meio de estudos realizados sobre a educação de jovens e adultos que entre muitos outros problemas se definem como problemas nacionais.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; alfabetização, analfabetismo; transformação pessoal; exigências educacionais.
INTRODUÇÃO
Sabemos que as pessoas sem instrução estão condenadas à margem da sociedade sem o direito, nem mesmo, de participar da vida política e de melhorar suas condições sociais e econômicas, pois a educação é a base do progresso de uma nação. A educação de jovens e adultos é o processo pelo qual as pessoas que, não freqüentaram regularmente um estabelecimento de ensino, se engajam em atividades definidas e organizadas com objetivo de melhorar sua formação, seus conhecimentos, sua compreensão, sua qualificação, seu julgamento, suas atitudes, visando o seu aperfeiçoamento pessoal ou à elevação de seu desempenho na sociedade. A maturidade do adulto, bem como a variedade de experiências e conteúdos apreendidos, exige métodos adequados, pois, o adulto,