Associação jogando pela educação
Nome do projeto: Associação Jogando Pela Educação
Responsáveis pelo projeto:
3. Aline Pires Rua: Gilberto de Zorzi, nº 064 – Bairro São Miguel – São Francisco de Paula/RS Telefone: (54) 99895089 Email: aliine_pires@hotmail.com
2 – Apresentação
A Associação Jogando pela Educação, criada em 23/06/2011, realizará um trabalho com crianças carentes com baixa freqüência escolar. Tal trabalho será realizado com crianças de 07 a 14 anos de idade, moradores do Bairro Trilhos, localizado no Município de Taquara/RS.
Consiste em realizar trabalhos esportivos com as referidas crianças, bem como fornecer uma refeição nutritiva. Para que a criança possa participar do projeto, deve ter no mínimo 75% de freqüência escolar. Importante destacar que será feito, mensalmente, uma fiscalização nas escolas, a fim de verificar se o aluno está freqüentando a escola.
A associação é constituída, em princípio, por quatro acadêmicos de Direito da Universidade de Caxias do Sul, os quais disponibilizam cerca de 15 % de sua renda mensal para que se possa comprar os alimentos dados as crianças.
Hoje em dia o número de crianças entre 07 e 14 anos fora do sistema-educacional no Brasil é muito alto. No Rio grande do Sul, por exemplo, o numero de crianças fora da escola, nessa faixa etária, chega a um índice preocupante de 2,1% ou 31.000.
O objetivo do nosso projeto é diminuir cada vez mais esse alto índice. Acreditamos que a educação é que pode salvar no nosso País, e talvez até mesmo o Mundo.
3 – Justificativa
No Brasil atualmente existem cerca de 28,5 milhões de crianças de 07 a 14 anos. Desses, 2,4% estão fora da escola e outros 1% tem baixíssima freqüência escolar. No Rio Grande do Sul o numero de crianças fora do nosso sistema educacional é de 31.000 ou 2,1% da população nessa faixa etária.
O nosso estado é o décimo entre os estados com mais crianças fora do sistema