Educação básica
Que relações você estabelece entre essas "finalidades" e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência aluno e como professor?
Refletir:
Essas finalidades não são "disciplinares", mas emergem da contribuição que cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola oferece no processo formativo ao longo da vida. Em vista dessa consideração, escreva um texto no qual você evidencie as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos.
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. “ A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. “ Aceitos tais pressupostos, o professor deve levar em consideração o fato de que a inquietude , ou seja, sair da zona de repouso, é o que vai contribuir para a melhoria no desenvolvimento de cada cidadão. Não é admitido aqui a função social da escola que seria o aprender e o ensinar.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais já encontramos documentos voltados para os Temas Transversais que discutem o tratamento de questões sociais e propõem um conjunto de temas para a vivência da cidadania : Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual.
A prática educativa é bastante complexa, pois o contexto de sala de aula traz questões de ordem afetiva, emocional, cognitiva, física e de relação pessoal.
Não se desenvolve uma capacidade sem exercê-la. Para que possa refletir, participar e assumir responsabilidades, o aluno necessita estar inserido em um processo educativo que valorize tais ações Este é o sentido da AUTONOMIA.
Um professor comprometido