Educação básica
A) que mudanças e fenômenos fala o autor.
O autor fala do fenômeno massificação, que são esses processo pelo qual objetos antes restritos a grupos de elite tornam-se popular
E a Escolarização- pratica sem interrupções do ensinar e aprender.
b) Que impactos essas mudanças provam na educação de jovens e adolescentes.
A expansão da cultura de massas influi nos processos educacionais e na massificação educativa, pois concorre em certo grau com a atenção dos educando em relação às exigências do ensino formal, existindo, eventualmente, uma tendência de aproximação entre a referida cultura e o ensino e aprendizagem formais, só que tal demanda quantitativa não acompanhado pelas políticas públicas deixando a qualidade de tal educação inferior.
E tal educação não se torna adequada a esses jovens e adolescentes que já não tem o os estudos regularizados e continuados, que sofrerão com a evasão e abandono da escola.
2- Fanfani afirma que “não só os adolescentes e jovens que se escolarizam são mais, mas são diferentes”
A) Que diferenças ele se refere?
Nesse contexto, a instituição escola já não se apresenta como a representante única e legítima de uma cultura a ser transmitida: hoje tal monopólio da produção de significados não se faz predominar frente às múltiplas formas oferecidas aos jovens para construírem percepções sobre o mundo.Os jovens e adolescentes, trazem à escola suas próprias linguagens e culturas fazendo-se atores, sujeitos ativos na construção de uma subjetividade no espaço escolar e não apenas sendo o receptáculo de conteúdos transmitidos para memorização.
B) Quais são seus reflexos na organização da escola de ensino médio e na ação do professor?
O autor sugere uma boa escola para os jovens e ilustra aquela que desenvolve o sentido de pertinência e com a qual eles se identifiquem. Essa escola deve