Educação Artística
Vila Rosália
Educação Artística
Escola Nova
Bárbara de Lima Prado
Guarulhos
2014
Fig-Unimesp
Escola Nova
Pesquisa exigida na matéria Ensino e Metodologia da Arte do curso de Licenciatura em Educação Artística do 4º semestre.
Orientadora: Tatiana Camargo
Guarulhos
2014
Metodologia
O movimento educacional denominado Escola Nova surgiu no início do século, em conseqüência da democratização e universalização do ensino, assim como do desenvolvimento das ciências auxiliares.
A Escola não está voltada apenas para o intelecto. O corpo também é valorizado, por meio das atividades de educação física e do desenvolvimento da motricidade; Programas e horários tornam-se maleáveis, a fim de atender os ritmos individuais; privilegiar a pedagogia da ação significa equipar a Escola com laboratórios, oficinas, hortas, etc.
Em sua fundamentação dois pontos se fazem ressaltar: a preparação do homem para a indagação e resolução de seus problemas e uma nova visão de como a criança aprende-agindo, experimentando e vivenciando.
Um dos princípios fundamentais é a visão da criança como ser diferente do adulto, surgindo daí a compreensão das possibilidades e interesses diferentes de cada faixa etária, assim como da importância da atividade da criança, como meio básico da aprendizagem. A Escola Nova busca atingir seus objetivos educacionais utilizando recursos que refletem o momento pedagógico atual, mas incorporar a eles as contribuições que se mostravam válidas no tempo.
Procura dar condições para que o conhecimento se desenvolva através de situações reais e concretas, e que a curiosidade se amplie pela oportunidade de estar com o objeto de estudo, de observá-lo, compará-lo e utilizá-lo criativamente.
Dá ênfase as situações de jogo individual e grupal, pois acredita que o brincar favorece o enriquecimento da personalidade