educação amiental
Aluno :João
Matéria : Educação Ambiental
Professora : Vivian
Estocolmo
Esta Convenção destaca-se por incluir no seu escopo a obrigação dos países Parte de adotarem medidas de controle relacionadas a todas as etapas do ciclo de vida - produção, importação, exportação, disposição e uso das substâncias classificadas como Poluentes Orgânicos Persistentes (Pops).
Principais objetivos
--Determinar que os governos promovam as melhores tecnologias e práticas no seu campo tecnológico e previnam o desenvolvimento de novos POPs em suas plantas industriais.
--eliminação, de substâncias químicas orgânicas (não degradadas)passíveis de transporte a longa distância, pelo ar, água e solo, toxicologicamente preocupantes para a saúde humana e o meio ambiente.
--identificação e eliminação de estoques de produtos agrotóxicos abrangidos pela mesma
Rio 92
Os princípios adotados nas conferências de Estocolmo (1972) e na Rio 92, inclusive o de "responsabilidades comuns, porém diferenciadas". Esse princípio define que os países desenvolvidos têm maior responsabilidade sobre os impactos ambientais do que as nações pobres. Alguns países ricos queriam excluir esse trecho, argumentando que países como Brasil, China e Índia também são responsáveis por emissões poluentes, mas não obtiveram sucesso.
Camada de ozônio: , reduzir as emissões de gases que ameaçam a camada de ozônio.
Ar e água: controlar 12 substâncias químicas organocloradas.
Transporte alternativo: os automóveis híbridos, movidos a gasolina e a energia elétrica, já reduzem as emissões de dióxido de carbono no Japão, na Europa e nos Estados Unidos.
Ecoturismo: com um crescimento anual estimado em 30%, o ecoturismo incentivou governos a proteger áreas naturais e culturas tradicionais.
Redução do desperdício: empresas adotam programas de reutilização e reciclagem, como acontecia com as garrafas de PET no Brasil .
Redução da chuva ácida: limitar as emissões de dióxido de enxofre