Educação ambiental
1. INSTITUIÇÃO: lll módulo do curso Técnico de Meio Ambiente
Local. E.E.E.F.E.M. João Bley Castelo – Espírito Santo
Responsáveis: Alunos do lll módulo do Curso Técnico em Meio Ambiente
Equipe de coordenação: Jacson Carlos Fiorini, Marcelo Cruz Santos, Carlos Moacir Colodette.
2. PERÍODO DE EXECUÇÃO:
O projeto em primeiro momento será implantado de novembro 18 de outubro de 2012 à 25 de novembro de 2012.
3. INTRODUÇÃO:
Pode-se presenciar nos últimos 20 anos um significativo aumento dos movimentos ambientalistas visando a preservação ambiental. A população mostra que está cada dia mais consciente do modelo econômico atual que degrada o meio ambiente, uma vez que gera impactos diretos na qualidade de vida e na própria sobrevivência da espécie humana.
O aumento do interesse humano pelas questões ambientais e os avanços tecnológicos possibilitaram um conhecimento maior sobre os problemas ambientais, porém, tal conhecimento isolado não se mostra suficiente para que se detenha a degradação ambiental em curso. É necessário que os indivíduos, empresas e governos tomem consciência dos níveis alarmantes de poluição do solo, ar e água, destruição da biodiversidade animal e vegetal e ao rápido esgotamento das reservas minerais e demais recursos não renováveis em praticamente todas as regiões do globo.
Assim, busca-se conceituar e evidenciar os princípios da Educação Ambiental e demonstrar a fundamentação legal que esta já conquistou em território nacional, sem esquecer da consciência ecológica que é um assunto que deve ser levado a sério quando se trata de meio ambiente.
A consciência ecológica representa o despertar de uma compreensão maior acerca da degradação do meio ambiente e das conseqüências desse processo para a qualidade da vida humana e para o futuro da espécie como um