Educação ambiental
Ao decorrer do tempo a sociedade dominou e modificou a natureza para conseguir suprir suas necessidades, estas que vêm através do consumo e da produção exagerada.
A preocupação com a proteção da natureza se manifestou desde a antiguidade, porém após a visão antropocêntrica onde o homem se coloca acima da natureza começou a degradação. O despertar da preservação veio à tona novamente no século XX, embora a consciência tenha se solidificado a partir dos anos 70.
Com intuito de mobilizar a comunidade internacional, começou a surgir muitos encontros e a partir deles estabelecer diretrizes e metas para promover um novo modelo de desenvolvimento, conhecido como desenvolvimento sustentável.
Nessa época também se descobriu a importância da Educação Ambiental com ênfase em criar um verdadeiro relacionamento entre o homem e a natureza e que influenciasse diretamente na qualidade de vida.
O Brasil ainda é recente na conscientização efetiva a respeito do meio ambiente. A evolução a respeito desse assunto só começou depois que o país deixou de ser governado por militares.
O país passou a ter a agenda 21. A agenda 21 brasileira é um documento onde possui um planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como foco principal a sustentabilidade, a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico.
1. UM POUCO DA HISTÓRIA DO HOMEM COM A NATUREZA.
Se partirmos para o pensamento das civilizações, desde o início o homem se relaciona com a natureza. Na antiguidade ela era vista como o centro de tudo e existia um grande cuidado.
Com o passar dos anos principalmente a partir da visão Antropocêntrica, o homem se eleva e sente-se acima da natureza podendo dominá-la e manipulá-la. Assim começou a exploração que hoje causa a escassez de recursos, degradação dos ecossistemas, perda da biodiversidade, dentre outros impactos.
Foi na Idade Contemporânea que há um despertar sobre a