Educação ambiental
Matrículas: 1410677/4; 1410677/7
Professor(a): Adriana de Oliveira
Fortaleza, 2014
SUMÁRIO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVOS 6
MATERIAIS E MÉTODOS 7
Descrição da Área de Estudo 7
RESULTADOS E DISCUSSÃO 9
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A educação ambiental faz-se cada vez mais necessária, já que este é um tema de relevância social predominante nos assuntos contemporâneos sendo que as sociedades não podem levar em consideração apenas o agora, sem avaliar as consequências de suas ações antrópicas para o futuro.
A educação ambiental não é compartimentalizada, pois necessita de todas as áreas do conhecimento científico e do currículo escolar, e exige um trabalho conjunto entre a comunidade escolar e local; para a construção de conhecimentos significativos e ações participativas do meio em que vivem. Desenvolvem ainda, relações solidárias de respeito e comprometimento com o meio ambiente em sua totalidade, bem como o modo de gerenciar os recursos disponíveis no planeta. Os conflitos naturais de diversas percepções a respeito do meio ambiente exigem a reconciliação e compreensão e interesses dentro do princípio da oscilação das diferenças
Podemos observar a preocupação de vários segmentos da sociedade civil organizada, bem como entidades governamentais em temáticas atuais, como a preservação da biodiversidade, discussões em torno dos temas da Agenda 211, conferências do meio ambiente estadual, etc. Vimos que é inevitável o comprometimento dos municípios na elaboração do Plano diretor, que melhor atendam suas necessidades políticas de meio ambiente, capacitação contínua de recursos humanos; e com isso a tomada democrática e transparente das decisões que afetam diretamente a qualidade de vida da comunidade e suas prioridades ambientais.
A educação ambiental não se preocupa apenas com a aquisição de conhecimento,