Educação Ambiental
1. A Educação ambiental vem sendo apontada como um importante instrumento para a garantia da sustentabilidade do planeta e tem sido discutida em vários encontros. Qual o pressuposto que levou a temática ambiental a fazer parte das inquietações políticas nacionais e internacionais?
R: Ao longo da história da humanidade, todos os países do mundo registraram uma intensa destruição do meio ambiente, e tem como causa o desenvolvimento econômico adotado desde o início da colonização. O desenvolvimento da Educação ambiental é um dos elementos vitais para o ataque geral à crise do meio ambiente mundial e assim propiciar uma nova ética global.
2. O clube de Roma foi criado em 1968. Por quem foi formado e qual seu objetivo?
R: Foi formado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e cientistas dos países desenvolvidos. Tinham como objetivo, discutir o consumo e as reservas de recursos naturais não renováveis e o crescimento da população mundial até meados do século XX para transformar o desenvolvimento numa soma positiva com a natureza, propondo o tripé: justiça social, eficiência econômica e prudência ecológica.
3. O ano de 1972 testemunharia os eventos mais decisivos para a evolução da abordagem ambiental no mundo. A ONU promoveu de 5 a 16 de junho, na Suécia, a “Conferência da ONU sobre o Ambiente Humano”, ou a Conferência de Estocolmo, como ficou consagrada. Qual foi o objetivo desse evento e o que ele representou no cenário mundial?
R: Enfatizou a urgência de se educar o cidadão para solucionar os problemas ambientais e recomendou a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (PNUMA). A partir desta conferência, a Educação Ambiental converte-se em uma recomendação imprescindível, e põem-se em marcha importantes projetos.
4. Em resposta às recomendações da Conferência de Estocolmo, a UNESCO promoveu em Belgrado, Iugoslávia (1975), o encontro