Educação ambiental
Curso superior de tecnologia em gestão ambiental
Kálliton César Cardoso Dos santos
A importância da Educação Ambiental
Colinas do Tocantins
2012
A importância da Educação Ambiental
Introdução
A Educação Ambiental tornou-se Lei em Abril de 1999, a chamada “Lei da Educação Ambiental” (Lei n° 9.795), com o objetivo de levar a conscientização para as escolas e universidades, a fim de construir um pensamento saudável nas novas gerações. Medida extremamente válida, mas que não pode estagnar nos bancos das escolas. É necessário que ela continue também nas empresas, sejam elas multinacionais ou empresas de porte menor.
A Política Nacional do Meio Ambiente, definida por meio da Lei nº 6.983/81, situa a Educação Ambiental como um dos princípios que garantem "a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida,
“Visando assegurar no país condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana”.
No final do século XX, o termo sustentabilidade assumiu um papel central na reflexão em torno das dimensões do desenvolvimento e das opções que se configuram. O quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto das ações dos seres humanos sobre o meio ambiente torna-se cada vez mais complicado. O conceito de desenvolvimento sustentável surge para enfrentar a crise ecológica, sendo que, pelo menos, duas correntes alimentaram esse processo (JACOBI, 1999).
ProNEA - Programa Nacional de Educação Ambiental (2004), que originou do processo democrático de discussão e interlocução entre Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente, e destes com universidades e organizações da sociedade civil, vem destacar a presença de um novo patamar de compreensão do processo educativo.Este programa ainda sugere essencialmente a compreensão das características peculiares dos grupos sociais, o modo como produzem