EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENFERMAGEM: UMA INTEGRAÇÃO NECESSÁRIA
A questão ambiental é um assunto muito importante a ser discutido, lembrando que as questões ambientais são um problema de saúde e os seres humanos são responsáveis pelos danos causados à natureza, é então responsabilidade de todos proteger o ambiente contra a degradação a fim de que as gerações futuras não sofram consequências desse agravo. A sociedade deve ter consciência dos diferentes aspectos que põem em risco o nosso planeta, pois somos diretamente ligado à natureza e sem ela a vida seria inviável. Nesse contexto, a Enfermagem entra com um papel importante pois visa pela qualidade de vida, e tem como objetivo manter o ambiente saudável através de ações de promoção a saúde.
A Promoção da Saúde identifica-se como um estilo de vida mais saudável, sendo o ambiente saudável um dos fatores que colaboram para uma vida melhor. De acordo com a Carta de Otawa, as condições e requisitos para a saúde são: paz, educação, habitação, justiça social, um ecossistema estável e recursos sustentáveis. Caracterizando- se por favorecer o desenvolvimento sustentável, lutando por melhores condições, servindo de pilar para o reforço da ação comunitária, criando ambientes favoráveis, uma vez que o prejuízo ambiental e humano pode desiquilibrar o ecossistema. A Educação em Saúde, visa capacitar o indivíduo a uma melhor qualidade de vida, tendo a participação de toda a comunidade no contexto da vida cotidiana, fazendo com que reflitam sobre os problemas ambientais existentes. A educação é essencial para que haja atitude ética diante da questão ambiental, o educador por sua vez interage com pessoas, comunidades e grupos desenvolvendo um papel ativo na educação ambiental, buscando melhorias.
O cuidado de Enfermagem integra-se como papel educativo a fim de diminuir possibilidades de acarretar danos ecológicos e consequentemente humanos, além de preocupar- se com o bem- estar da população. Deve inserir- se por meio de ações de