ATPS Saude Ambiental
CURSO DE ENFERMAGEM
ADÃO DE SOUZA JUNIOR
ANA LÚCIA ALMEIDA
ARIELE NOEL
CAROLINA SORAIA LEONE
SAÚDE AMBIENTAL
CAMPO GRANDE/MS
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE – UNIDADE II
CURSO DE ENFERMAGEM
ADÃO DE SOUZA JUNIOR
ANA LÚCIA ALMEIDA
ARIELE NOEL
CAROLINA SORAIA LEONE
SAÚDE AMBIENTAL
Trabalho para obtenção de nota parcial na disciplina de Saúde Ambiental do curso de Enfermagem 5°B do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – Unidade II, orientado pelo professor Elli
CAMPO GRANDE/MS
2015
1. INTRODUÇÃO
Saúde Ambiental é um problema de saúde pública atual, que esta relacionada às condições de desenvolvimento, decorrente da economia que se expande e traz consigo as consequências dessa expansão desacelerada.
Diante desta evolução desenfreada de desenvolvimento, surge à preocupação em prevenir as possíveis consequências que traz consigo um desenvolvimento sem planejamento, estratégias e condições para enfrentar as transformações que ocorre com a instalação de uma nova indústria próxima a grandes centros populacionais, rios, lagos e entre outros.
2. DESENVOLVIMENTO
As doenças relacionadas ao solo, ar e água são decorrentes ao desenvolvimento e consumismo da própria população, quando se diz respeito ao consumo de energia, urbanização, descarte de lixo, contaminação do solo, poluição do ar e da água, queimadas, desmatamento, mudanças climáticas e suas consequências sobre a carga de doenças. (MIRANDA, C.A.; CASTRO, A.H. AUGUSTO, S.G. Saúde Ambiental e territórios sustentáveis. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 14 n°06, 2009).
A Carta de Otawa, documento que direcionou as bases operacionais de promoção da saúde, afirma que as condições e requisitos para a saúde são: paz, educação, habitação, justiça social, como também, um ecossistema estável e recursos sustentáveis (Nietsche EA, Backes VMS, Colomé CLM, Ceratti R do N, Ferroz F.