Educação ambiental e cidadania
Tendo em vista a preservação da qualidade de vida da população, as discussões sobre os problemas ambientais tem se intensificado. Há muito já se fala nos impactos negativos que o desperdício e destruição dos recursos naturais podem causar à todos.
Várias são as consequências sofridas atualmente, principalmente no contexto urbano, tais como, as grandes enchentes, a contaminação da água e dos solos, poluição do ar, entre outros.
Um conjunto de fatores foram fundamentais para desencadear esse cenário de crise ,tais como a omissão dos governantes, a falta de serviços especializados no assunto, a desinformação e falta de consciência ambiental.
Faz-se necessária uma reflexão que possibilite uma mudança de atitudes. Os meios de comunicação em geral e a educação para cidadania são fundamentais nesse processo de transformação social, pois viabilizam uma visão mais crítica e responsável do homem.
O fortalecimento da educação voltada as relações de cidadania tem um papel importante na conscientização da sociedade, pois possibilita o exercício dos direito e deveres que cabe a cada cidadão, tornando-o participante ativo na preservação da vida e estimulando a mudança de valores individuais e coletivos.
Tem-se visto a participação ativa da sociedade através de ações não-formais com grande avanço como as criações de ONG ,organizações comunitárias voltadas aos jovens e crianças e práticas inovadoras que visam à motivação e sensibilização para o equilíbrio das relações do homem com a natureza.
No desenvolvimento da educação ambiental no pais os órgãos governamentais, através de ações formais como a criação das políticas ambientais, ainda se apresentam como maiores atuantes nas questões ambientais.
È difícil,porém necessário, a construção de uma cidadania interativa entre a população e o poder público,afirmando cada vez mais a importância da educação como ferramenta de potencialização das práticas preventivas que irão garantir a