EDUCAÇÃO AMBIENTAL: solução para o lixo urbano
Instituto de Ensino de Segurança do Pará
Coordenadoria de Ensino Superior
Academia de Polícia Militar “Cel. Fontoura”
Curso de Formação de Oficiais
JHERITH DIAS GOMES
KEVIN WELDER SILVA RABELO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: solução para o lixo urbano no Bairro Jardim-Santarém
Marituba
2014
JHERITH DIAS GOMES
KEVIN WELDER SILVA RABELO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: solução para o lixo urbano no Bairro Jardim-Santarém
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina Fundamentos da Gestão Pública do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Pará, realizado na Academia de Polícia Militar “Cel Fontoura”- APM.
Orientação: Profº Edilson.
Marituba
2014
SUMÁRIO
RESUMO
Os problemas enfrentados nos dias atuais com a coleta de lixo e, até ausência dela agrava com o grande acumulo em vários locais e também a problemática da saúde da população. Em vista dessa enorme carência que a envolve nos vimos muitos triste de tratar e tentar amenizar o que chamamos de catástrofe do lixo. Então foi através de estudos que traçamos como principal meta a educação ambiental como o principal instrumento para desenvolver uma consciência crítica da população com o meio ambiente. Pegamos esse problema do acúmulo de lixo no bairro Jardim Santarém, da cidade de Santarém-PA, para tomarmos como base de estudo.
Palavras-chave: educação ambiental, lixo urbano, qualidade de vida; consciência populacional.
1 INTRODUÇÃO
A educação ambiental é um desafio e a resposta de um problema que envolve todo o país. Para chegar ao seu objetivo é necessário conhecer primeiramente o seu conceito que, segundo LOUREIRO (2005) é uma práxis educativa e social que tem por finalidade a construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem o entendimento da realidade de vida e a atuação lúcida e responsável de atores sociais