Fundamentos do Estudo Literário
Conceitos e exemplos de Signos Linguísticos
O signo linguístico é um símbolo que nos comunica algo. É considerado signo linguístico toda produção humana dotada de significado, tendo em si significante e significado.
Significante – é o plano da forma. É a representação mental do som/realização acústica.
Significado – é o plano de fundo que carrega o conteúdo. O significado é o conceito, reside no plano do conteúdo.
Um não existe sem o outro. Um completa o outro
Saussure sempre privilegiou o plano de forma (Significante).
Significante é arbitrário? Dê exemplos.
Pois ele não é motivado. Sua construção é regida por um contrato social dentro de ma comunidade de fala, não dependendo da escolha do falante. Para Saussure não há nada no significante que lembre o significado, não havendo relação necessária entre som e sentido.
Ex: mesa - table / aipim – mandioca
Línguas naturais como parte de um sistema definido como linguagem
Pois segundo Saussure a língua é uma parte essencial da linguagem – é a parte social da linguagem - no entanto há as formas não verbais que também como a língua, é um sistema de signos socialmente convencionados e organizados para que ocorra a comunicação entre os indivíduos de uma mesma comunidade.
Há uma preocupação da linguística com o ponto de vista normativo das línguas naturais? Não. Pois a linguística estuda o uso da língua procurando descrever e explicar os fatos, como os padrões sonoros, gramaticais e lexicais. Não fazendo juízo de valores, sem julgar padrões morais, estéticos ou críticos. As comparações e discussões sobre as diferentes pronúncias dentro de uma comunidade de fala é vista como objeto de estudo merecedor de toda atenção por parte do linguista que o enquadrá de forma científica adequadamente.
Sendo assim o que é visto como "errado" na gramática normativa é também considerado objeto de estudo para a Linguística.
1. Para Saussure, as