educação adaptada
A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PERNAMBUCO
2013 1
HEITOR BARROS DE MOURA
A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalho de término do 3º período de curso de graduação apresentado no curso de Edu- cação física, na Universidade de Pernambu- co – UPE, campus Santo Amaro.
PERNAMBUCO 2013 2
HEITOR BARROS DE MOURA
A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalho apresentado na universidade Pernambuco – UPE, curso de licenciatura em educação física, como requisito para segunda nota da disciplina de metodologia, sob a orientação da professora Nádia Novena.
Recife, 28 de junho de 2013 3
Resumo: A intenção do trabalho é apresentar formas de inclusão para pessoas com algum tipo de deficiência, através de adaptações nos esportes e brincadeiras, nas aulas de educação física. Além disso, tentar convencer essas pessoas que elas são capazes de participar das aulas, uma vez que a educação física escolar muitas vezes exclui pessoas com deficiência por falta de conhecimento, ou até mesmo algum tipo de preconceito.
INTRODUÇÃO
Segundo Bueno e Resa (1995), a Educação Física Adaptada para portadores de deficiência não se diferencia da Educação Física em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados ao indivíduo deficiente. É um processo de atuação docente com planejamento, visando atender às necessidades de seus