Educaçaõ física
Uma vez que a obesidade infantil é já considerada uma das epidemias do Séc. XXI e a actividade física contribui, em larga medida, para a sua prevenção.
A Dra. Ana Rito apresenta-nos as suas principais vantagens, delineando um plano adequado a várias faixas etárias. Esta foi a melhor forma que a Bebé Saúde encontrou de comemorar o Dia Mundial da Saúde. Celebre connosco e ponha os seus filhos a fazer exercício, não só no dia 7 de Abril, como em mais dias do restante ano. Mexam-se, pela vossa saúde!
A compreensão do fenómeno da obesidade infantil é fundamental e complexa, já que interagem neste processo inúmeros factores desde genéticos a ambientais, mas seguramente existem dois factores muito importantes que estão na base do crescimento da obesidade infantil em Portugal.
Por um lado, a mudança nos hábitos alimentares com a perda dos valores tradicionais da alimentação mediterrânica, o que se reflecte directamente nos comportamentos alimentares das crianças (menor consumo de sopa, frutos, hortaliças e legumes e menos cereais completos) e a opção por produtos de reduzido valor nutricional mas de elevada densidade energética. Por outro lado, os portugueses são de todos os povos da União Europeia aquele que apresenta maior nível de inactividade física entre os adultos (60%)1.
Importância da actividade física
É uma componente indispensável no crescimento e desenvolvimento infantil. A sua prática traz efeitos benéficos, não apenas para a manutenção do peso corporal mas, também, para a pressão sanguínea e resistência óssea2,3. Crianças activas desenvolvem músculos e ossos mais fortes e têm menor risco de desenvolver problemas de saúde tais como Diabetes tipo II, Hipertensão Arterial e outras complicações patológicas na idade adulta, para além de as ajudar a manterem um humor estável e a dormirem melhor.
Para além disto, crianças activas tendem a manter-se assim durante a adolescência e a fase