EDUCAÇAO NA ESCOLA
Os índios que povoavam o Brasil na época do descobrimento viviam da pesca, da caça e da agricultura de subsistência (batata doce, feijão, abóbora, milho, amendoim e mandioca). A agricultura era executada de forma primária e simples: eles derrubavam a mata e queimavam o solo para depois plantar. Eles domavam pequenos animais (porco do mato, a capivara), e não conheciam a galinha, o cavalo e nem o boi.
Os indígenas utilizam matérias primas da natureza para fazer objetos. Eles retiram da natureza somente o necessário para suprir as necessidades da tribo, construir arcos, flechas, canoas, e também suas moradias de madeira. A palha, eles a usam para fazer redes, esteiras, cestos e muitos outros objetos. Eles também utilizam a cerâmica para fazer panelas, potes, apetrechos domésticos. As roupas eram feitas com penas e com peles de animais e também serviam como enfeites, que eram usados nas cerimônias da tribo. Eles usavam o urucum para pintar o corpo.
Os grupos de índios são muitos diversos, pois tem uma variedade de idiomas, também tem variação nas regras, nos mitos, nos valores, no tipo de morada e em outros aspectos. As tribos apresentam uma convivência alicerçada nas regras sociais religiosas e também políticas. O convívio entre as tribos ocorria nos casamentos, nas cerimônias fúnebres, nas guerras, e quando era necessário consolidar alianças contra os inimigos em comum.
- Como a escola deveria trabalhar as mudanças existentes na sociedade nas práticas do cotidiano escolar (nas salas de aula, nas diferentes disciplinas, em atividades extra-sala, nos diversos espaços da