educaçao na antiguidade
Ocorria como todas as outras formas de integração entra as pessoas, face a face, pessoa a pessoa.
Povos Primitivos
1- O objetivo da educação nos povos primitivos é promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição da experiência por gerações passadas. Para o domínio da natureza, porque o seu desenvolvimento tecnológico era muito baixo,e todo o processo de aprendizado era voltado para a sobrevivência .
2- Entre os povos primitivos a criança adquiri o conhecimento necessário por meio de imitação.
Primeira fase (primeiros anos de vida): Imitação inconsciente;
Segunda fase (adolescente): Imitação consciente;
3- As cerimônias de iniciação possuem valor educativo nos seguintes aspectos:
Moral;
Social;
Político e religioso;
A Transição para a Sociedade de Classes
Na comunidade primitiva, uma divisão rudimentar de trabalho distribuía precocemente as tarefas em função do sexo e da idade. Mas, com as modificações introduzidas pela domesticação dos animais e o seu emprego na agricultura como auxiliares do homem, com o oferecimento da técnica o poder do trabalho humano, e a comunidade passou a consumir mais do que necessário para o seu próprio sustento. Com isso iniciou-se o intercambio com as tribos vizinhas.
Essa transformação, que começou a dividir a sociedade em classes, passa a fundamentar a propriedade privada, consequentemente a educação deixa a ter os seus fins na estrutura e passa a ter significado de domínio.
Com o avanço das técnicas de produção (novos instrumentos, drenagem, irrigação, adubação, utilização de animais) ocorreu aumento dos excedentes da produção e consequentemente o surgimento de uma classe que ira se apropriar desses produtos.
Sobrando tempo para pensar, criar, inventar e dominar os demais membros da tribo.
Sendo necessário também se apropriar dos métodos de ensino, para garantir a dominação sobro toda a comunidade.
O processo educacional passa