Educação na antiguidade
*Primeiro exercício.
1 - Explique a afirmação abaixo:
"Os professores devem ser sujeitos sociais do processo educativo, assimilando, modificando, criando e interagindo com tudo que se manifesta em sua volta. [..].
2 - O que a educação grega valorizava? Quais as diferenças de objetivos da Educação em Esparta e Atenas?
3 - Como caracterizar a educação em Roma?
4 - Em que se baseia a proposta de Educação feita por João Amós Comênio?
*Respostas:
Primeira resposta.
O professor tem e sempre teve um papel fundamental no desenvolvimento da raça humana,porque o professor não é apenas aquele que ensina na sala de aula, mas sim todo aquele que transmite um conhecimento útil e construtivo ao seu semelhante.
O professor está na sociedade e dela tem que tirar todas as conclusões corretas,para que todo o conjunto de informações seja transmitido de forma correta aos seus alunos,ele deve saber passar o conhecimento, não apenas o conhecimento acadêmico,mas também o conhecimento de vida e de sociedade, de organização e crescimento.
Todo este conhecimento deve ser passado de forma correta, sem preconceito e com total ética dos valores,pois só assim o professor vai começar a moldar as futuras mentes pensantes, que se tornarão como ele, instrumentos de mudança na sociedade.
O professor deve interagir com o mundo a sua volta, como uma engrenagem fundamental de uma máquina, ditando o ritmo e mudando o curso de andamento.
Segunda resposta.
A educação Grega valorizava o indivíduo ,mas ao mesmo tempo valorizava o indivíduo como sociedade coletiva,A educação espartana por exemplo, educava seus alunos para serem soldados,implantando neles o senso de coletividade, o desejo de viver para o todo e esquecer de si mesmo, ensinava que a guerra era algo inegável, e de total necessidade.
Já a educação pregada em Atenas, valorizava o indivíduo como unidade única e pensante,valorizavam a