Educaçao fisica
Busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar. Pretendem adequar as insuficiências motoras do indivíduo, bem como ordenar movimentos inconsistentes e desordenados e corrigir desvios na progressão de aquisição de habilidades motoras. Para os desenvolvimentistas o principal meio da ed. Física é o movimento.
Construtivista
Objetivo- A construção do conhecimento a partir de interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção desse conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo.
Ensino Aberto
Trabalhar o mundo do movimento em sua amplitude e complexidade com a intenção de proporcionar, aos participantes, autonomia para as capacidades de ação. Exprime-se pelo estímulo á “subjetividade” dos participantes. Interação do professor e os objetivos da ação dos alunos.
Sistêmica
Objetivo – Introduzir o aluno no mundo da cultura física, formando o aluno que vai usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais da atividades físicas. Garante o movimento como meio e fim.
Não basta aprender as habilidades específicas do basquetebol, é preciso organizar-se socialmente para jogar, compreender as regras com um elemento que torna possível o jogo, aprender a respeitar o adversário como um companheiro e não como um adversário a ser aniquilado pois sem ele o jogo não seria possível.
Critico-Emancipatório
Pretende – se construir um aluno critico, q consegue entender os objetivos propostos fazendo uma auto avaliação onde utiliza os conhecimentos adquiridos durante a sua vida social na ajuda em soluções mais eficiente na realização das tarefas sugeridas.
Plural
Parte do Ser Humano e sua especificidade para entender e explicar a sociedade da qual ele faz parte. Como parte cultural humana. As aulas atingem todos os alunos, sem discriminação dos menos hábeis, ou das meninas, ou dos mais gordinhos, dos baixinhos, dos mais lentos e etc. Os alunos são