Educaçao Fisica
Data: 27/07/14
Índice
1 – Introdução
2 – História
3 – Regras em Geral
4 – Recordista
5 – Conclusão
Introdução
Nesse trabalho iremos falar sobre a corrida de velocidade, e nessa modalidade possui três tipos de comprimento: 100m, 200m e 400m, falaremos também sobre: regras, história geral, recordistas mundiais e seus tempos.
História
A origem da corrida vem da pré-história, quando os homens precisavam se movimentar rapidamente para caçar ou fugir de seus predadores. Historicamente, a mais famosa das corridas teria sido aquela que deu origem à prova que conhecemos hoje como maratona: no ano de 490 a.C. um homem teria corrido 35 quilômetros e logo depois caído no chão, já morto. Claro que isso é apenas uma lenda e que não há indícios históricos de que isso tenha ocorrido realmente, mas o fato é que essa lenda impulsionou a entrada da prova de maratona já na primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, em 1896. Atualmente, as provas de corrida são parte da modalidade “atletismo” e se dividem em provas de velocidade, de resistência, revezamento, barreira ou obstáculos, meio fundo e fundo. As provas de velocidade são aquelas de “explosão”, ou seja, percorre-se uma curta distância em um curtíssimo período de tempo possível.
Regras
- As provas de corrida de velocidades têm distancias de 100m, 200m e 400m, o objetivo dela é, partindo de forma abaixada tenta concluir de forma mais rápida possível.
- A corrida e praticada de forma individual em sua pista ate o final.
- Se o atleta sair de sua pista se beneficiando ou atrapalhar outro atleta será desclassificado.
- Um leve toque na pista do outro atleta corre o risco de ser desclassificado.
- É proibido empurra involuntariamente o outro atleta.
- Nas provas oficias, e obrigatório ser feita agachada com um bloco de