Educaçao fisica
A ARTICULAÇÃO E MUSCULATURA DO TORNOZELO Segundo Campos (2000), articulação do tornozelo e os seus músculos correspondentes são fundamentais para o equilíbrio e manutenção da postura do corpo, sendo inclusive importantes bombeadores no retorno venoso dos membros inferiores. Devido a essas características essa região assume importante função nas questões referentes a manutenção da saúde dos membro inferiores, além de forte relação com a estética corporal.
Por esses motivos com bastante freqüência são indicados exercícios para essa articulação e consequentemente os músculos diretamente ligados a ela como de fundamental importância para o ser humano.
O movimento que será analisado cinesiologicamente para este tópico a flexão plantar em pé.
-Aspectos da articulação do tornozelo
Quanto a essa articulação Thompson e Floyd (1997) afirmam que ela seja constituída pelos seguintes ossos: Tálus, Tíbia Distal e Fíbula Distal. Esta é também conhecida como articulação Tibiotársica ou Talocrural. Quanto a sua classificação, Miranda (2000) aponta como sendo uma Diartrose Sinovial do tipo Trocleartrose ou Gínglimo (em forma de dobradiça). Sendo na verdade constituída pelas seguintes superfícies articulares: superior do Tálus ou Tróclea, que se articula com a face inferior da Tíbia; a face lateral do Tálus, que se articula com o Maléolo Fibular; e a face medial do Tálus que se articula com o Maléolo Tibial. O mesmo texto afirma ainda que esta articulação seja Biaxial (apresentando dois graus de movimento), sendo capaz de realizar os movimentos de Dorsiflexão (elevação da região dos dedos), Flexão Plantar (elevação da região do calcanhar), Eversão (girar a planta do pé par fora) e Inversão (girar a planta do pé para dentro). E finalmente são apresentados como elementos de reforço e estabilização articular: a Cápsula Articular e os Ligamentos Medial (com quatro feixes: Tibionavicular, Tibiotalar Anterior, Tibiotalar