Educaçao escolar:politicas,estruturas e organizaçao
Profª Drª Maria de Fátima V. Josgrilbert
Diretora das Faculdades Magsul de
Ponta Porã/ MS
Ler e escrever não são suficientes para perfilar a plenitude da cidadania. Paulo Freire
Como diretora de um curso superior, que se propõe a participar do programa de
Alfabetização Solidária, percebi a importância do movimento como uma possibilidade de construção e resgate da cidadania por uma parcela da população que não teve acesso à escola no momento devido da infância. Essa participação tornou-se o eixo norteador do estágio da faculdade, oportunizando também a população local a oportunidade de ler e escrever e a participação de acadêmicos no projeto.
Para consolidar esta tarefa, a equipe da faculdade percebeu que precisaria conduzir seus acadêmicos a estudos sobre a temática, não só no campo da alfabetização, mas principalmente frente aos valores, às legislações de ensino e à formação da cidadania. Nesse caminhar, encontramos Paulo Freire e sua proposta de alfabetização que atende a todos os pressupostos que desejávamos atingir.
O estudo de sua proposta gera reflexões sobre seus pensamentos e afirmações, em um movimento espiralado que leva ao repensar, tendo como ponto de partida a vida humana individual, dentro de uma comunidade, de uma cultura, em convivência com o outro. Fica perceptível que todos que tiveram e têm conhecimento de seus propósitos, refletem sobre os seus, assumindo uma postura menos ingênua e mais consciente diante da educação de jovens e adultos.
Orgulho-me que tenha sido um brasileiro a criar uma pedagogia tão paradoxalmente simples, que desvela, de forma ainda mais singela, algo tão imenso e profundo: a importância da vida humana e o valor do outro no processo pedagógico. Freire nos ensina a olhar o outro, olhando para nós mesmos.2
Acredito que professores e professoras precisam