educaçao de jovens e adultos
CENTRO UNIVERSITÁRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
Disciplina : CONTEÚDOS E MÉTODOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Profa. Abigail Levino
Aluna: Ana Beatriz Rodrigues de Almeida 6°”A”Matutino
Sobre o texto : A Educação de Jovens e Adultos no Brasil- Jussara Silva registre a sua opinião nas questões abaixo: A turma precisa formar 10 grupos.
1) Com a modernização do Brasil, na década de 60, a escola foi a grande responsável para formar o profissional letrado para melhor atender ao sistema capitalista. Por que isso ocorreu?
2) Em relação a Educação de Jovens e Adultos, o que ocorreu no campo educacional das escolas noturnas?
No período da modernização, a escola passa a ser necessária para um numero cada vez maior de brasileiros, onde foram instituídos os cursos noturnos para atender a demanda de alunos trabalhadores.
3) Por que no período desenvolvimentista do Brasil, os trabalhadores, ao chegarem na escola não viam consideradas a sua história e saber social, apenas o conhecimento?
Valoriza-se o conhecimento escolar que se transferia do ensino regular para o supletivo,com função de suprimento, suplência, qualificação, e aprendizagem.
4) Por que o analfabetismo no Brasil foi concebido, na década de 60 como causa e não como efeito da situação econômica, social e cultural do país?
5) Quais os benefícios que a Constituição de 1988 trouxe para a Educação de jovens e Adultos?
Ampliou o direito de acesso ao ensino fundamental para todos os cidadãos, independente da idade, colocando o EJA no mesmo grau de importância das demais modalidades.
6) De acordo com as idéias do texto em epígrafe, o que representa a conquista da cidadania para os alunos da EJA?
Conhecimento, participação, cidadania, ensino e força de trabalho.
7) Como deve ser a organização pedagógica para os alunos da EJA?
A organização pedagógica deve ser fundamentada nos