Volks
(A fábrica de Resende)
Em 1953, oficialmente no dia 23 de março, a Volkswagen instalou-se no País, para a simples montagem de veículos. Em 1956, construiu sua fábrica em São Bernardo do Campo, no km 23,5 da Via Anchieta, a 50 km do porto de Santos. Em 1957, saiu da linha de produção o primeiro Volkswagen brasileiro, uma Kombi. Nesse ano, 30 mil veículos foram produzidos. Em 1959 o Presidente da República dirigiu o primeiro Fusca fabricado no Brasil. Em 1992, 24.000 trabalhadores produziam 750 veículos por dia na “cidade” Volkswagen, a maior instalação industrial do hemisfério sul. O Fusca, do qual seriam fabricados 3.300.000 unidades no Brasil, e seu sucessor, o Gol, teriam presença hegemônica no mercado brasileiro.
Nos anos 80, a Volkswagen começou a produzir caminhões e ônibus. No segmento dos caminhões de 6 a 32 toneladas, a participação da Volkswagen chegaria a 25,7% em meados dos anos 90. O Brasil tornar-se-ia o único país em que a Volkswagen fabricaria ônibus e caminhões, para o mercado nacional e para exportação. Nos anos 90, o ranking dos principais produtores mundiais era o seguinte:
1. GENERAL MOTORS 2. FORD 3. TOYOTA 4. VOLKSWAGEN 5. NISSAN 6. FIAT 7. PEUGEOT 8. HONDA 9. MITSUBISHI 10. RENAULT 11. MAZDA 12. CHRYSLER1
Em 1993, o presidente da Volkswagen do Brasil e da Autolatina, Pierre-Alain De Smedt fez uma análise do quadro da empresa e do consório com a Ford, a Autolatina, que ainda operava. Nessa análise, é nítida a preocupação com o cenário competitivo e os desafios criados pelos japoneses e pelas empresas que os imitaram:
- Quais são, para os produtores mundiais, os grandes desafios? O principal desafio é o da qualidade, vindo em seguida o da produtividade e do custo. Em geral, quando é bom o nivel de qualidade, é igualmente bom o da produtividade. A questão da qualidade corresponde ao nível de satisfação dos clientes. As empresas que oferecem maior nivel de