educar para vida ou para o trabalho
PEDAGOGIA
ANA PAULA FERREIRA DO NASCIMENTO
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Colinas do Tocantins
2015
ANA PAULA FERREIRA DO NASCIMENTO
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Disciplinas: Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico, Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica.
Professores: Andressa Aparecida Lopes, Edilaine Vagula, Edinéia de Cássia Santos Pinho, Fabiane Muzardo, José Adir Lins Machado, Mari Clair Moro, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.
Colinas do Tocantins
2015
INTRODUÇÃO Educar alguém para a vida é prepará-la para saber fazer e tomar atitudes corretas diante das coisas complexas. A partir daí o ser humano vai aprendendo comportamentos que o prepararão para se adentrar no mercado de trabalho. Na escola quase todo conteúdo ensinado é direcionado para a formação do cidadão, principalmente para desenvolver capacidades intelectuais.
Para que possa educar, a escola deve estabelecer o tipo de cidadão e cidadania que a sociedade necessita para ser cada vez melhor. Isso comporta uma definição de valores que muitas vezes não apenas não coincidem com os valores sociais que imperam como a eles se opõem.
DESENVOLVIMENTO
Essa visão da educação, que encontramos na leitura do texto de José Adir Lins Machado, e que exemplificamos no trabalho é fundamental para que a educação (e também o trabalho) se liberte do aspecto mecânico, instrumental, e se torne um processo verdadeiro de formação pessoal e grupal.
Nesse processo, as pessoas podem encontrar um sentido para sua atividade, um sentido que ultrapassa a mera dimensão utilitária, e que produz realizações.
Para mim sentido é chamar a atenção dos educadores, na contemporaneidade, para esse papel importante que tem de despertar nos jovens e em si mesmos o interesse pela busca de um significado mais amplo para sua