Educar para a vida ou para o trabalho
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa analisar a situação atual da educação, e as mudanças que se fazem necessário em virtude das dificuldades sócias e éticas que ocorrem na atualidade, buscando encontrar talvez a origem destes problemas analisando a luz da história da educação, especificamente da Grécia, considerada a célula embrionária da educação.
A história nos mostra que nos tempos antigos a função da educação era de caráter primariamente moral, porém ocorreu em determinada época, mais especificamente na Idade Moderna uma mudança, que de certa forma revolucionou o ponto de vista social e educacional, neste trabalho será analisado como isso ocorreu e o que se pode aprender visando achar soluções para a educação hoje e no futuro.
2 DESENVOLVIMENTO
Nos dias de atuais a sociedade alcançou grandes avanços na educação tanto nos campos tecnológicos e científicos, no entanto existe um grave problema social e ético, demonstrado quando pessoas instruídas comentem crimes que prejudicam a sociedade.
O texto de José Adir Lins Machado destaca que isso sé dá porque educar hoje tem um objetivo completamente diferente, e o sucesso do individuo e medido pelo status financeiro, analisar isso é tanto importante como necessário para mudarmos a educação do futuro.
A cultura e a transmissão do conhecimento de uma sociedade são vitais para sua sobrevivência e seu crescimento. Portanto é de suma importância estudar a história passada, em especial a da Grécia, pois no tempo grego – romano tudo se baseava na ética, sendo o Eu o mais alto ideal de homem, o texto afirma que o passado ajudará na busca das soluções para o modo de educar, hoje e no futuro.
Na era moderna surgiu então o individualismo, onde os homens passaram a lutar por suas ideias, não rejeitando as tradições, mas lutando por mais liberdade de pensamento e expressão,