Educando a escola para educar a sociedade
Educando a escola para educar a sociedade
“ Reciclar é quando o lixo deixa de ser transtorno e se transforma em retorno”
Introdução
O município de Itaocara localizado na Região Noroeste Fluminense, possuindo uma extensão de 53,8 Km² e população estimada em torno de 30 mil habitantes. O êxodo rural na região em torno da cidade contribuiu nas últimas décadas para seu empobrecimento. Sua economia está apoiada na atividade pecuária e no cultivo de hortifrutigranjeiros, sendo que seus níveis de industrialização ainda são bastante incipientes.
Em relação ao ambiente, os problemas mais graves estão ligados ao alto nível de desflorestamento que ocorreu na Região Fluminense, o despejo de esgoto no Rio Paraíba do Sul e pela ausência de tratamentos apropriados para o lixo urbano, que será o foco do nosso projeto de intervenção, onde durante a pesquisa de campo para a realização do diagnóstico socioambiental podemos observar a terrível situação que se encontra o lixão de Itaocara, onde o lixo chega totalmente misturado, sendo que uma das maiores reclamações dos catadores de material reciclável da comunidade local.
Pensando nisso, resolvemos criar uma campanha de mobilização que pode ser ministradas nas escolas, para que os alunos aprendam a separar o lixo, começando pelo lixo escolar com a confecção de latões para a coleta seletiva no pátio das escolas.
Com esse trabalho de conscientização podemos melhorar as condições de trabalho dos catadores que trabalham no lixão, como também o meio ambiente pois todos os materiais coletados nas escolas serão reciclados, e o lixo orgânico gerado na escola como cascas de legumes, de ovos serão utilizados na confecção de receitas para complementar a merenda escolar .
Não há como não produzir lixo. Podemos no entanto diminuir essa produção reutilizando sempre que possível os materiais recicláveis. Mas ainda hoje, grande parte reutilizável do lixo é desperdiçada por um descuido com a coleta seletiva de