educacao e tecnologia
O professor deve ser um facilitador para a aprendizagem. Deve proporcionar diferentes experiências para que cada aluno possa traçar o próprio caminho para o conhecimento.
É na escola que a nossa razão de ser cidadão ganha sentidos, portanto não é apenas um direito [a educação], mas também necessária para a formação do homem político (aquele que faz parte da sociedade com seus direitos e deveres). Visando a formação humana e cidadã, a escola busca ensinar o aluno através de sua história e da sua realidade, todas as ciências, para que, consiga superar obstáculos da sociedade atual.
A metodologia usada ainda segue os moldes tradicionais de ensino, na qual os alunos tornam-se ouvintes e reprodutores e os professores possuem o conhecimento e estão habituados a trabalhar desta maneira, não procurando construir um processo diferenciado de acordo com a realidade local.
O grande aparato que traz inúmeros benefícios sociais e educacionais é o computador. Incorporá-lo aos processos pedagógicos é o que podemos chamar de informática educacional. Com o computador, vem o mundo cheio de possibilidades da internet que, bem utilizada, pode facilitar demais o aprendizado de qualquer conteúdo ou matéria escolar. A internet pode levar o aluno a lugares onde, talvez, ele jamais chegaria, ou não tão rapidamente; propicia o acesso a bibliotecas internacionais, pessoas de outras culturas, outras línguas, ilustrações de mapas, países, vídeos sobre o passado e até sobre o futuro.
Essa dinâmica provoca e estimula o aluno a querer mais. O começo é de e-mails, chats, pesquisas básicas. Depois, com a ajuda fundamental dos professores, eles podem avançar para jogos educativos, uso