Educacao fisica
➢ OBJETIVOS PRINCIPAIS: o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando garantir a formação integral do aluno.
➢ CONTEÚDOS PRINCIPAIS: desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo.
➢ VANTAGENS: essa concepção inaugura uma nova fase de preocupações para o professor de educação física, que extrapola os limites biológicos e de rendimento corporal, passando a incluir e valorizar o conhecimento de origem psicológica.
➢ DESVANTAGENS: nenhuma
➢ EXEMPLO DE ATIVIDADE PRÁTICA: trabalhar com os olhos – em pé ou sentado a criança acompanha com os olhos sem mexer a cabeça, a trajetória do objeto que se mexe no espaço.
• DESENVOLVIMENTISTA
➢ OBJETIVOS PRINCIPAIS: caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social na aprendizagem motora e, em função dessas características, sugerir aspectos relevantes para estruturação das aulas.
➢ CONTEÚDOS PRINCIPAIS: habilidades básicas – locomotoras, manipulativas e de estabilização; habilidades especificas – são as mais influenciadas pela cultura e estão relacionadas à prática do esporte, do jogo, da dança e das atividades industriais.
➢ VANTAGENS: oferecer experiências de movimentos adequados à faixa etária.
➢ DESVANTAGENS: pouca importância dada a influência do contexto sociocultural sobre aquisição das habilidades motoras.
➢ EXEMPLO DE ATIVIDADE PRATICA: saltar sobre obstáculos.
• CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA
➢ OBJETIVOS PRINCIPAIS: construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, numa relação que extrapola o simples exercício de ensinar e aprender.
➢ CONTEÚDOS PRINCIPAIS: diretamente ligados ao aspecto cognitivo.
➢ VANTAGENS: considera o conhecimento que o aluno previamente já possui,