educacao fisica na pre historia
As atividades humanas durante o período da pré- historia dependia do movimento, do ato físico. O homem dependia da força, velocidade e resistência para sobreviver.
A situação de nomadismo fazia com que realizassem grandes caminhadas nas quais eram obrigados a sedeslocar de um lugar para outro a procura de alimentos.
Uma característica especial o distinguia dos outros animais que era a habilidade de segurar e arremessar objetos.
O homem primitivo caminhava, corria, nadava, lutava, saltava ou lançava. As atividades físicas eram desenvolvidas com naturalidade, já que fugiam de animais predadores, lutavam com animais por comida, caminhavam e corriam longos percursos em busca de rios para instalarem suas moradias. Assim, passaram a utilizar as práticas da pesca, do nado e do mergulho. Outra atividade física habitual era a luta com outros homens pelo domínio de regiões e pela disputa da caça. Os homens primitivos, enquanto nômades, contribuíram muito para a interpretação da atividade física a partir de sua primeira característica, o utilitarismo.
O caráter utilitário guerreiro surgiu quando o homem deixou de ser nômade, fixou-se à terra, ao lado dos grandes rios, tornou-se agricultor e passou a participar da organização dos primeiros agrupamentos humanos. Esses agrupamentos dariam origem, nos tempos seguintes, às nações dos egípcios, hindus e chineses, dentre outras.
O ato de atacar, defender-se e a obrigatoriedade de locomover-se de uma região para outra era constante entre os homens primitivos.
Essas ações os deixavam sempre em movimento e, mesmo involuntariamente, melhoravam a sua condição física. Assim, as atividades físicas tinham uma fundamental importância.