brincar e ler como fazer?
Para tratarmos da escola, como espaço de leitura, há necessidade de se fazer uma inserção na história de cada um de nós. Desde que nascemos, diferentes situações nos colocam em contato com as palavras. Elas são ensinadas gradativamente para que possamos nomear, reconhecer, dar sentido ao mundo onde vivemos e que temos necessidades de aprender e desvendar. Acreditando que a leitura e a escrita são atividades dialógicas que ocorrem no meio social através do processo histórico da humanização, buscamos analisar os fatores envolvidos no processo de leitura, as diferentes formas de leitura abrangendo a diversidade textual e as estratégias de leitura no processo de compreensão do texto. Os questionamentos que nortearam esse trabalho tiveram a intenção de conhecer as especificações que envolvem o processo da leitura e que conduzam o aluno ao mundo letrado, buscando, por meio das respostas, contribuir significativamente com o professor em sua prática pedagógica, oportunizando a reflexão e a reconstrução do seu trabalho. Palavras Chave: Leitura, Brincar, Oralidade, Dinâmica.
BRINCAR E LER. COMO FAZER?
INTRODUÇÃO
A proposta de leitura como prática comunicativa, produtora de sentido vem sendo trabalhada intensamente por professores que visam transformar essa atividade, muitas vezes tida como ação padronizada e artificial em sala de aula, em uma experiência viva, fonte de aprendizado sócio histórico e cognitivo.
Este aspecto propõe a inserção, ou melhor, o estímulo à prática de leitura como atividade lúdica prazerosa que estabelece conexão com diversas linguagens, sobretudo estabelecer relação de leitura e escrita como elementos formadores da capacidade analítica do aluno em visualizar a ligação entre a leitura e a sua vida cotidiana.
A leitura, portanto, é tida como atividade dinâmica parte do processo de construção do conhecimento e aquisição cultural. A aplicação aqui descrita sugere uma combinação entre interação