Educação Fisica na Pré-História
Não podemos dizer que o homem pré-histórico praticava atividades físicas por esporte e sim porque era necessário para sua sobrevivência. O homem primitivo teve que ultrapassar os seus limites quando percebeu que só se alimentaria conquistando o seu próprio alimento. Assim começou a praticar atividades físicas ao caçar, pescar, correr em busca de seus objetivos.
O seu treinamento era diário, pois sempre estava em situações difíceis, para caçar e não virar a caça vivia constantemente lutando contra os seus limites, fugindo de tudo que o ameaçava. Para festejar e homenagear seus Deuses e suas conquistas, corria, nadava, saltava etc.
Este contexto define o que o homem fazia para sua sobrevivência. A atividade física na pré-história esta dentro dos aspectos: natural, utilitário, guerreiro, recreativo e religioso.
1. Aspecto Natural
No aspecto natural podemos citar as atividades físicas que o homem primitivo fazia pela sua sobrevivência, corria para caçar e fugir do perigo, ele tinha que atravessar rios, praticando assim a natação, pescando, arremessando algo, pedra, lança, guerreando.
2. Aspecto Utilitário
Podemos dizer que era a busca pela perfeição, porque fazer uma atividade pela primeira vez não é fácil, imaginem quantas vezes o homem primitivo deixou escapar sua presa por falta de mira, por quantas vezes errou seu alvo, percebendo que isso não poderia mais acontecer, porque ele dependia desses acertos para se sobreviver, começou a repetir seus arremessos, prestar mais atenção nos seus gestos, tinha que treinar cada passo para ter sucesso nas suas conquistas.
3. Aspecto Guerreiro
Com tanto treinamento o homem começou a conhecer melhor sua natureza, trazendo para seu domínio muitas coisas e desenvolve a agricultura e o pastoreio. Criando animais, plantando, criando assim uma maneira nova de viver. Podendo abandonar a sua vida nômade, parando de se deslocar de um lado para outro em busca de alimentos. Mas nem