EDUCACAO FINANCEIRA
Direcionada para universitários, a pesquisa demonstra informações para a necessidade da educação financeira aos indivíduos que tem a chance de iniciar sua vida financeira de maneira correta. As análises são relacionadas à universitários que estão cursando qualquer curso e período do ano de 2012, situados na região oeste do município de São Paulo, no bairro da Lapa.
O assunto é de extrema relevância na atualidade, são diversas iniciativas que insistem em disseminar o assunto almejando alertar quanto à necessidade dessa administração financeira pessoal.
Seguindo a cultura de uma sociedade capitalista é fundamental que, o universitário estabeleça uma relação saudável com o dinheiro e tenha a pretensão e potencial de futuramente investir. Porém, em alguns casos, a prática irregular das finanças pessoais está no subconsciente da população brasileira por presenciar inúmeras vezes suas gerações passadas a utilizarem de forma errônea as ferramentas da mesma. Só adotando uma nova postura diante das finanças pessoais é que existirão possibilidades de um futuro mais seguro, sem depender do governo e muito menos de caridade.
Para que o indivíduo esteja preparado para alcançar seus objetivos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo, é preciso ter conhecimento sobre o uso de seu dinheiro e também sobre como controlar suas despesas, para que assim consiga prevenir-se de algum gasto inesperado. Essa nova postura é possível através de um planejamento financeiro pois, a partir deste observará maneiras de economizar, de investir e aumentar os ganhos.
O planejamento financeiro não é uma tarefa impossível, mas requer organização, disciplina
e
disponibilidade
de
tempo.
Evidentemente,
se
o
planejamento financeiro não apresentasse dificuldade, a inadimplência não seria um problema nas famílias brasileiras.
Não é necessário ser um economista ou administrador para conseguir organizar-se financeiramente e, através da