Educa;áo inclusiva
Projeto de educação inclusiva chamado ”Todos Juntos no Floriza” realizado pela escola Floriza Bouez de Guajará-Mirim-Ro, fez um levantamento quantitativo das necessidades, das dificuldades e do conhecimento pertinente à luz do processo de inclusão na escola. O projeto parte de um diagnóstico em que são atendidas alunos com deficiência auditiva, Síndrome de Down, deficiência física e alunos com deficiência intelectual. O ponto relevante deste projeto é que conta com a participação de toda comunidade desenvolvendo atividades como palestras ,momentos cultural entrevistas uma relação estreita entre pais e o corpo docente Relato de Karyna Patrícia dos Reis Maia, acervo de relatos do Site: diversa.org.br.
Desenvolvimento.
Educação inclusiva
1º texto:
Segundo o Site Revista Escola da Editora Abril preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando.
Há, entretanto, necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.
A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado. Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade. Trata-se de equiparar oportunidades, garantindo-se a todos - inclusive às pessoas em situação de deficiência e aos de altas habilidades/superdotados, o direito de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. O esforço pela inclusão