Educa O O Conjunto Dos H Bitos Adquiridos Trabalho Feito
“...Educação é o conjunto dos hábitos adquiridos” – partindo dessa afirmativa de Kardec na questão 685 revigora-se a importância crucial da Educação. Não àquela acadêmica, de instrução, informação e acúmulo de conhecimento, mas trata-se aqui de ser reafirmada a importância da Educação Moral. Àquela que instrui o espírito imortal para as questões essenciais da vida e para a obediência, com conhecimento, das Leis divinas.
O ideal é que a Educação Moral começasse desde a infância, assim teríamos jovens mais equilibrados, sabendo o que querem para suas vidas, e onde buscar referenciais seguros quando necessário. As escolas e universidades ainda estão muito afeitas a ensinarem as técnicas, tecnologias apenas para o desempenho profissional.
O espirito humano carece, clama mesmo, por saber as questões morais. Na ausência dessas discussões e ensinamentos, outros conhecimentos vão se chegando e formado os caracteres dos indivíduos de nossa sociedade. Ocorre, comumente, que o formador desses se vincula à fragilidade da alma humana, que ainda apegada às sensações se afeiçoa ao que é mais palpável, e assim sorrateiramente corrompe-se.
Contudo, a misericórdia divina está sempre entre os seus filhos, colocando em seus caminhos recursos que propiciam o despertar do espírito para as verdades essências, tais como vazio existencial, vontade de querer saber, dores que despertam no pensamento a ideia de que há mais, sempre mais, que concorre para o melhor.
Kardec em várias questões do LE não cansa de afirmar a importância da Educação para combater o egoísmo, para o equilíbrio social, para a prática do amor e da caridade, para valorizar a vida espiritual, na questão 914 chega a dizer: “À medida que os homens se instruem acerca das coisas espirituais, menos valor dão às coisas materiais.” Entre tantas outras questões que sinalizam a Educação Moral como O Caminho de transformação.
Por ser pedagogo e ter passado a vida