Educa o l dica 4
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DANIELA BERGMANN WAGNER
Educação Lúdica
PARANHOS-MS
2014
RA: 440969
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que quanto mais o professor utiliza de atividades lúdicas, mais prazeroso e produtivo será o seu trabalho com as crianças. Aprender brincando é algo muito mais simples e agradável a todos, sem contar que os resultados serão bem mais favoráveis. As atividades lúdicas ajudam a desenvolver noções individuais sobre o todo e também a consciência necessária para agir de acordo com objetivos do grupo, exercita a parceria, a cooperação, a convivência, a responsabilidade, a comunicação com outras crianças, planejar estratégias, trabalhar com regras e desapego e acima de tudo a criatividade da criança. O brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto. Os conhecimentos da criança provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes. Do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros etc. É no ato de brincar que a criança estabelece os diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis, tomando consciência disto e generalizando para outras situações.
Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.
A relação entre a criança e o adulto é algo extremamente importante, é através dessa relação que a criança vai a prender as normas de convívio social, que a criança será inserida em um grupo e que irá obter seus primeiros conhecimentos, que dará início a sua formação como pessoa e ser social, consciente das suas responsabilidades sociais. Assim surgem as brincadeiras de faz de conta, onde
desde