Educa O E Autonomia
É necessário uma boa formação docente
Para solucionar problemas na educação tem que começar a partir da formação docente.
Uma formação que não se satisfaz somente com o senso comum, mas a transforme em uma atividade intencional, pelos quais os futuros educadores possam filosofar sobre a educação.
Para isso é necessário:
A qualificação: Onde o professor precisa dominar os conteúdos.
Formação pedagógica: Porque além do domínio dos conteúdos ele precisa superar o senso comum, desenvolvendo atividade que visa a transformação.
Formação ética e politica: É necessário desenvolver um trabalho inteligente e transformador onde não vise somente em mudar o comportamento de seu aluno, mas educar para que no futuro se obtenha um mundo melhor.
O professor deve ser reconhecido e valorizado, como uma profissão tão importante e preparada quanto à de um médico, onde a graduação seja somente o inicio de sua preparação, e que sua aprendizagem possa ser ampliada na prática escolar, com o docente inconformado buscando sempre novas formações e lutando na defesa de melhorias de sua categoria, tais como: plano de carreira, materiais didáticos adequados e salários mais dignos. O docente precisa reconhecer que a escola não é um lugar neutro e sim carregada de intenções e ideologias. Intenções e interesses de um grupo que se encontra no poder e precisam ser desmascaradas.
O professor deve enfrentar os conflitos surgidos em sala, repudiando a exclusão e à qualquer tipo de preconceito, observando sempre o “currículo oculto”, por meio de sua fala, comportamento ou até mesmo seu silêncio.
Podemos ver que só é possível formar educandos com autonomia através de uma boa formação de seus educadores.
“ Não basta querer pra mudar o mundo. Querer é fundamental, mas não é suficiente. È preciso também saber querer, aprender a saber querer, o implica aprender a saber lutar politicamente com táticas adequadas e coerentes com os nossos sonhos estratégicos.” (Paulo