EDUCA O PROFISSIONAL E EDUCA O EM AMBIENTES N O ESCOLARES 2
ATPS: Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
ACADEMICOS:
CASSIA LUIZ DE OLIVEIRA VIERA RA: 389036
DANIELA BASTOS DOS SANTOS RA: 388936
GLAUCILENE SAMPAIO DA SILVA RA: 391694
LIDIANE FERREIRA DA SILVA RA: 391959
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina: Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares.
SOBRADINHODF: 29/ 03/ 2015
INTRODUÇÃO
Ambientes Não Escolares, nos traz conceitos sobre a educação não formal que deve ser entendida como a educação que se aprende no compartilhamento de conhecimentos ao longo da vida do aluno, em espaços e ações coletivas, assim, estabelecidos no dia-a-dia.
Iniciamos em conceituar o que essa educação difere da Educação formal, àquela que aprendemos institucionalmente na escola, e da Educação informal, em que o aluno aprende com as outras instâncias: família, bairro, amigos, nas chamadas relações informais.Trazemos abordagens sobre a função do pedagogo em outros ambientes que não são o comumente encontrado. Desde os âmbitos do setor empresarial ao âmbito de atividades de associação, ONG’s, instituições do Terceiro Setor, assim sendo, ver a relevância na formação de profissionais críticos que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade, ao cortejarem as diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico e ao proporem e produzirem situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências.
Desenvolvimento A Educação não-formal seria àquela que corresponde com as iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino, enquanto a informal e a incidental são as que ocorrem ao longo da vida do ser humano, considerado um