educa o fisica saude e inclusao
Hoje em dia está cada vez mais propagada pela mídia a importância da prática de atividade física regular para a prevenção, promoção e recuperação da saúde. Pode ser compreendida como um estado de bem-estar físico, psíquico e social. Com isso, a Educação Física teria muito a contribuir, uma vez que já são reconhecidos os efeitos benéficos do exercício físico nas funções físico-psíquicas e, ainda, como mediadora da interação social.
O esporte ganhou maior destaque devido aos milhares de combatentes que se tornaram deficientes auditivos, visuais ou físicos. As atividades físicas e esportivas fizeram parte de um programa de reabilitação, sendo consideradas como importante auxiliar na recuperação. Tais atividades tinham como finalidades exercitar o corpo, combater o tédio da vida hospitalar e ajudar na recuperação psíquica e social. Foi constituindo um ponto de partida para a organização do esporte adaptado, como também ampliou os estudos na área de atividade física adaptada no contexto mundial, inclusive no Brasil. Castro (2005) diz que a Atividade Física Adaptada (AFA) é um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos, esportes, atividades rítmicas e expressivas, apresentando uma organização baseada em interesses, capacidades e limitações de indivíduos com deficiências. Souza (1994), vê o esporte como um meio de reabilitação holístico e contínuo que se orienta para a melhora do indivíduo como um todo e não apenas para melhorar uma função específica.
Nesse processo, dá-se ênfase a aprender a conviver com a adversidade e superá-la, num plano educacional orientado por professores que, cientes das necessidades e dificuldades, saibam valorizar os potenciais remanescentes de maneira que a pessoa não mais se veja apenas como portadora de limitações e deficiências, mas também como uma pessoa capaz.
2. atividade fisica
Atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de