Objetivo da preven o contra inc ndio
Proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio;
Dificultar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio;
Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio;
Propor condições de saída seguras em caso de pânico e acesso para as operações dos corpos de bombeiros.
Quase todos os dias vemos manchetes de jornais anunciando transtornos causados pelos incêndios, suas consequências e danos. Portanto devemos conhecer dois aspectos básicos de proteção contra incêndio:
Prevenção: Evita que ocorra o fogo, utilizando medidas básicas como: As características do fogo, as propriedades de risco dos materiais e as causas do incêndio.
Conhecimento de combate ao fogo: Conhecer os agentes extintores, saber utilizar os equipamentos de combate a incêndio e saber avaliar as características do incêndio, o que determinará a melhor atitude a ser tomada.
Instalações e seus métodos de combate.
Todas as instalações deverão obedecer as normas dentro de seus parâmetros para obter o mínimo de segurança cabíveis para todos.
De acordo com o COSCIP todos os edifícios: Privativos, Coletivos(asilos, internatos ...), Transitórios ( hotéis, motéis ..), Comercial(mercantil e escritório), Industrial, Público(quartéis, ministérios, embaixadas...), Escolar, Hospitalar, Garagem e Reunião de Público(cinemas, teatros, igrejas, auditórios...). Deverão possuir:
Uma quantidade mínima de 30.000 l (trinta mil litros) de água reservada na sua própria caixa d’água ou em um reservatório próprio para os procedimentos de segurança contra incêndio, as instalações terão que ter chuveiros automáticos conhecidos como “Sprinklers”, mangueiras de incêndio, portas corta fogo com travas anti- pânico, extintores de incêndio dos tipos: AP (água pressurizada), CO2( Dióxido de carbono), PQS( Pó Químico Seco), iluminação de emergência, Escadas de emergência, sistema de alarme e detecção e hidrantes urbanos.
Chuveiros